RSS

Dia dos Namorados

05 Jun

Ninguém sabe a origem do dia dos namorados. A teoria é de que essa data remonta em um festival romano chamado Lupercália, uma festa de final de ano (o ano começava em Março) ligado a rituais de fertilidade e de purificação.

Nomes de jovens mulheres eram escritos em pedaços de papel e colocados em frascos para que fossem escolhidos pelos meninos.  Tais pares muitas vezes resultavam em relacionamentos duradouros.

Existe a teoria de que os homens (lupercos) vestidos do couro, munidos de chicotes da pele de cabra ou pele de cão, batiam nas mulheres protegendo-as contra a infertilidade.

Como o cristianismo avançou gradualmente pela Europa a igreja substituiu o festival pagão por outro mais adequado à nova fé. Em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, o patrono dos apaixonados.

Segundo pesquisadores a data cristã surgiu a partir de um bispo chamado Valentim, proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II, teria celebrado casamentos de forma secreta, e por esse motivo foi preso e condenado a morte. Na prisão recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de fevereiro, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

No Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Assim no Brasil a data 12 de junho foi escolhida por ser véspera do dia de santo Antônio.

Seja como for o dia dos namorados é uma data a ser comemorada pelos apaixonados. Mande você também um poema, um cartão, uma música, uma flor, seja o que for, para sua amada (o). Pois o amor sempre vale a pena.

 Madame Bê

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: