RSS

Sobre páginas viradas

04 Jan

Image

No alto da montanha existe uma enorme muralha.

Ela esconde um castelo ancestral cujos inúmeros cômodos são repletos de livros, catalogados rigorosamente por lugares e épocas. Na ampla sala principal, soberano sobre tudo, há um relógio antigo e estranho com vários ponteiros desenvolvendo movimentos confusos.

Desde o início dos tempos, um ancião é o único guardião do castelo. É assim apenas porque ser idoso combina com livros de folhas amareladas, pois para ele o tempo jamais passa (já era velho quando chegou ao castelo levando o primeiro livro e aquele relógio esquisito).

E os livros não param de chegar, com suas páginas numeradas – a data final gravada na última folha. Identificando cada um, a capa possui o nome do dono, caprichosamente desenhado em letras douradas.

O tempo contado pelo relógio impulsiona os registros que o ancião faz, pausada e ininterruptamente, nos diferentes livros – um para cada ser vivente – a começar pela data na primeira folha, indicativa do início daquela vida.

Momentos compartilhados unem as páginas dos diversos livros, num emaranhado de correntes mágicas: o que o velho anota em um surge nas páginas dos outros, conforme aqueles seres vivenciam a mesma história. Nas despedidas, as páginas são viradas e o elo se rompe.

Escrita a última linha, o livro é fechado e arquivado na estante correspondente em um dos cômodos, seguindo misteriosos critérios.

Tudo muito organizado, não fosse o forte vento que sopra no cume da montanha. Ele entra brincalhão pela janela sempre aberta e, sorrateiro, vira as folhas dos livros que ainda estão sendo escritos.

Então refazem-se vínculos e o idoso senhor prossegue na narrativa em páginas antes viradas.

Dessa benéfica confusão resultam momentos mágicos em que o relógio secular, incapaz de fazer o tempo voltar, fica paralisado.

E aos seres surpreendidos por essa reunião inesperada fica a grata constatação de que não envelhecem naqueles breves momentos.

(Aysha)

 
2 Comentários

Publicado por em 01/04/2014 em educação

 

2 responses to “Sobre páginas viradas

  1. madamesmadurasemetidas

    01/14/2014 at 10:28 pm

    (sorrindo)

    Gostar

     
  2. Beto

    01/07/2014 at 2:01 am

    texto bacana. Não guarde o que já leu em CHAT; compartilhe o que leu em livros…

    Gostar

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: