Alguém já ouviu falar no Holodomor? Morte pela fome. Segue um link em alemão, de uma sobrevivente do comunismo.
http://www.spiegel.de/politik/ausland/ukraine-als-stalin-die-menschen-zu-kannibalen-machte-a-458006.html
Por mais incrível que pareça, hoje muitos estão tentando apagar e desinformar brasileiros sobre o que ocorreu. Já li muitos relatos, de que não teria sido verdade. Querem apagar a História do Mundo, fazendo com que você acredite que o comunismo é bom. Na verdade ele é terrível. Ele matou, e mata. Ele jamais poderá ser esquecido.
Para entender o conflito da Ucrânia, precisamos entender, que a Ucrânia é um País dividido. A população do leste do País, perto da fronteira Russa, tem maioria russos, falam russo, e pretendem voltar a pertencer a Rússia.
Já a população da região central e oeste, é de origem Ucraniana e falam ucraniano. Desde que o País de tornou independente em 1991, eles não querem saber da Rússia.
Em novembro do ano passado, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, foi pressionado a priorizar relações comerciais com a Europa. Mas ele, que é de etnia russa, preferiu fazer acordos com a Rússia. Foi assim que a população começou a tomar as ruas de Kiev, capital da Ucrânia, e foram reprimidos com mão de ferro.
Em fevereiro deste ano, Yanukovich, foi expulso do País e forças da União Europeia assumiram o poder. Vladimir Putin não reconheceu a troca de governo, dizendo que foi um golpe de Estado, enviando milhares de soldados para a península da Criméia, no leste do País. Putim não assumiu que as tropas eram dele, mas é consenso que os militares são enviados de Moscou.
É preciso dizer que em 17 março, em um referendo “não reconhecido internacionalmente”, a Rússia anexou a Criméia novamente. Depois do referendo, outras regiões e cidades da Ucrânia também se manifestaram desejando separar.
Milhares de pessoas já morreram no leste da Ucrânia. O governo da Ucrânia acusa Moscou de apoiar e armar os rebeldes separatistas, o que é negado pelo presidente russo, Vladimir Putin.
A Europa e EUA, estão do lado da Ucrânia. Rússia e China estão do lado dos rebeldes. Será que a Ucrânia já não sofreu demais na mão da antiga União Soviética? Como se posicionar numa situação dessas?
Madame Bê