RSS

Papai Noel

24 Dez

Época de sonho, alegria, caridade, amor, enfim, de felicidade. É isso que o Natal representa.

Com o fim do Império Romano, a população trouxe para a Europa, tradições, divindades, mitos, lendas e festas. Entre elas, veio a figura de um homem, seu nome era Nicholas. Mais conhecido como São Nicolau, nasceu em Patera, na Turquia, viveu durante o século IV, tornou-se monge com 30 anos de idade, morreu em 06 de dezembro de 343 em Mira.
Nikola_from_1294
Diz a lenda, que São Nicolau, herdou após a morte de seus pais, uma pequena fortuna e através dela, ajudou famílias pobres a não passar fome. Diz também, que ele gostava de jogar presentes para crianças pobres através da janela. Seu culto se propagou a cerca de 200 anos mais tarde, e se tornou um dos santos mais populares da Igreja Ortodoxa Russa. E no Século XX, espalhou-se da Alemanha para Itália. Desde então, Nicolau, é considerado como o “amigo das crianças”, “santo dos prisioneiros”, “amigo das necessidades”, também é padroeiro de muitas profissões, incluindo a dos pescadores, comerciantes, padeiros, farmacêuticos e advogados.

Desde meados do século XIV, ele começa a ser portador de presentes, como maçãs, nozes, amêndoas, roupas, etc. para crianças bem comportadas. Durante a Reforma de Martinho Lutero, onde santos não são tolerados, Nicolau sofreu um pequeno revés, colocando “Christkind”, Menino Jesus, como centro da tradição.
FT2
A partir do século XVII, na Contra Reforma, Nicolau ganhou um companheiro, parente de “goblins”, chamado “Knecht Ruprecht”, aquele que iria punir as crianças mal comportadas. Mais tarde, São Nicolau, a partir das duas figuras Nikolaus e Ruprecht, se transforma em “Sinterklaas” uma espécie de Papai Noel, porém com as vestes vermelhas de um bispo.
00d-christmas-sinterklaas-netherlands-santa-claus-25-12-12
No século XVII, emigrantes levaram a tradição de Sinterklaas para os Estados Unidos, cujos habitantes adaptaram o nome para Santa Claus.
A versão do Papai Noel, que conhecemos hoje, alegre, barbudo, com gorro, roupa vermelha, nasceu das mãos do cartunista alemão Thomas Nast, entre 1863 e 1886. Influenciado pelo poema de Clement Moore ” Uma visita de São Nicolau”, Nast, estabeleceu a casa do Papai Noel no Pólo Norte, deu a ele uma oficina de brinquedos, os quais ele entreegaria em todas as casas do mundo na noite de Natal.
00e-christmas-julenisse-lapland-santa-claus-25-12-12

Madame Bê

 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: