A precisão e a forma sucinta como o manifesto comunista foi escrito, pode seduzir e muito todo aquele trabalhador que passa seus dias no chão de uma fábrica. Descreve a luta de classes e como o proletariado é esmagado pelo capitalismo. Marx cita as falhas do sistema sócio-político do passado, desde o Egito passando pelos romanos até chegar ao seu tempo.
Os operários segundo ele, são os verdadeiros revolucionários. E para trazer o mundo para o comunismo, os comunistas devem tomar o poder, acabar com a burguesia, extinguir a família, acabar com a religião, e deixar que o Estado eduque as crianças para que todos passem a pensar e agir da mesma maneira.
Lemos então as medidas a serem tomadas, segundo Marx.
1- Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do Estado.
2- Imposto fortemente progressivo.
3- Abolição do direito de herança.
4- Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos.
5- Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com monopólio exclusivo.
6- Centralização, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte.
7- Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral.
8- Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para agricultura.
9- Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo.
10- Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é hoje. Combinação da educação com a produção material, etc.
“Uma vez tudo isso concentrado nas mãos dos associados, o poder político o poder público perde seu caráter político”. Aqui é que mora todo o perigo. Uma vez que o poder está concentrado em um pequeno grupo você acredita que largariam o osso?
O manifesto comunista é tão utópico, que patrões e sindicatos sentam na mesma mesa pra discutir quanto o sindicato vai levar na hora de fechar o dissídio.
Aqueles que não compreendem a História estão condenados a repeti-la. Lembrem-se o manifesto comunista foi escrito cerca de 100 anos antes de Stalin chegar ao poder.
Cito aí a situação de Cuba onde a revolução iria abraçar a ideologia marxista e vejam, os trabalhadores foram convidados a permanecer trabalhando 10 horas ou mais por dia e sem pagamento de horas extras. Os bens de consumo sumiram das prateleiras e começou o racionamento de comida. Isso ninguém ouve da boca dos comunistas e não lê nos panfletos deles.
Acredito que o comunismo de Marx ainda é defendido por alguns, porque temos falhas no sistema capitalista. Mas isso não significa que o capitalismo seja um lixo, como ele descreve, ele apenas precisa de pessoas que ajam com ética, para que todos possam prosperar. O que precisa acabar é a ganancia e o abuso de poder.
Então, você que nasceu “escravo” do capitalismo, e hoje luta pela revolução comunista, vai encontrar nela um punho de ferro, uma foice um martelo e a traição de quem chegou no poder. Lembre-se disso!
Madame Bê