RSS

O rei da cocada preta (a lenda, ‘parte 13’)

30 Mar

Com a partida do magnânimo rei das coxinhas e sua galera baba ovo, Pedrinho 1, tenta se equilibrar entre as mulheres, os liberais, os conservadores, os cofres vazios e a não obrigatoriedade do repasse dos impostos pelas províncias.

O papito Joãozinho, ainda falido, do outro lado do oceano, voltava atrás na sua decisão. Bate o pezinho e quer de volta o monopólio da colônia.

Pedrinho 1 de saco vazio, de dentro de um bordel, rodeado por dezenas de quengas, disse: -“nessa pocilga mando eu”. A partir daí, tudo que Pedrinho dizia, tinha que ser cumprido.

Mas seu pai não desistia, continuava importunando, além de querer a velha colônia de volta, queria também, que o malcriado do Pedrinho voltasse para Portugal. Talvez pra mostrar quem manda. Ou estavam ensaiando uma peça que ainda chegaria.

Pedrinho, conhecedor dos pitis reais do velho, não dá a mínima, afinal quem levaria a sério o ranço de alguém que vive no outro lado do oceano. Caminha até a cozinha, come todas cocadas que Xica da Silva havia feito para um possível feriado.

Apesar de sentir uma forte dor de barriga, monta em sua mula pocotó e com alguns fazendeiros à tira colo, inicia um trote margeando o ipiranga. Só percebe que passear foi uma péssima ideia, depois das dezenove paradas devido ao piriri causado pela cocada de dona Xica.

Irritado e com a bunda assada, em frente ao posto ipiranga, murmura deatrás de uma moita.

-“a incontinência vai me levar a morte”.

Independência ou morte! Foi o que entenderam os cocadenses. Envergonhado e sem forças, Pedrinho 1, deixa que se faça o esperado.

Assim, naquele que seria um futuro feriado, no dia 07 de setembro de 1822, ele, Pedrinho 1, de príncipe regente, se torna imperador de Cocada Preta.

Aguarde a lenda continua…

Madame Bê

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 03/30/2018 em A lenda

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: