RSS

O rei da cocada preta (a lenda, ‘parte 14’)

21 Abr

Enfim, Cocada Preta tinha um rei pra chamar de seu. Uma de suas primeiras medidas foi demitir todos puxa sacos do antigo rei Joãozinho VI e formar um conselho com os seus próprios puxa sacos.

Elaborou a primeira constituição do País, mas como seu lema era: “um é pouco, dois é bom, três é demais”, e a primeira constituição limitava os seus poderes, fez outra, na qual deteve para sí, os poderes do legislativo, executivo e judiciário.

O cordão umbilical que ligava o filho, rei de Cocada Preta, ao pai, rei de Porrugal, era muito elástica, forte e indestrutível. Os dois trocavam dezenas de figurinhas, cartas e telefonemas, quando longes um do outro. E não seria de se admirar que Pedrinho 1, soubesse das dívidas de Portugal e das dificuldades enfrentadas por Joãozinho.

Fizeram então uma manobra, pra que o reinado cocadense se igualasse ao reinado português, pelo menos no que tange as dívidas dos dois Países. A Inglaterra interveio na negociação. Tudo muito bem arquitetado, pensado e concretizado. Diriam que esta era a condição para que a coroa portuguesa aceitasse a autonomia de Cocada Preta. Enfim, Cocada Preta teve que pagar aos cofres portugueses a bagatela de dois milhões de libras esterlinas para que a independência fosse oficializada.

Cocada Preta não tinha esse dinheiro e novamente a generosa Inglaterra se propõe a emprestar. Na verdade, o dinheiro nem chegou a sair da Inglaterra, pois os portugueses tinham uma dívida equivalente com os mesmos. Assim, Cocada Preta, ainda engatinhando como um País bebezão, contrai sua primeira grande dívida externa.

Aguarde a lenda continua…

Madame Bê

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 04/21/2018 em A lenda

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: