RSS

O partido de estimação de Moçambique

18 Abr

Moçambique tornou-se independente de Portugal em 1975. Após a independência, o poder passou a ser controlado por marxistas/comunistas aliados aos países do bloco socialista. Entre 1977 a 1992 o País mergulhou em um conflito cívil. De um lado guerrilheiros (FRELIMO) do movimento comunista contra guerrilheiros da (RENAMO) movimento de resistência ao comunismo. No conflito um milhão de pessoas morreram de fome, muitos sofreram amputações por minas terrestres e outros tantos deixaram o País.

Entre 1975 até 1986, (11 anos) o presidente Samora Moisés Machel do partido comunista presidiu o país até sua morte. Seu sucessor Joaquim Chissano, também do partido comunista, presidiu o País até 2005 (18 anos). Depois foi a vez do comunista Armando Guebuza, (10 anos). Em 2015 assume Filipe Nyusi e é claro, comunista, está no poder até hoje.

Moçambique diz precisar de 113 milhões de euros para as próximas eleições que deverá acontecer no 15 de outubro de 2019. A pergunta que fica é: Pra quê? Já que outro comunista irá se apropriar do poder.

Quase todas as dívidas antigas que Moçambique contraiu ao longo dos anos, foram perdoadas, incluindo aí a dívida que o País tinha com o Brasil. Escândalos de corrupção, dívidas ocultas, e mais dívidas foram firmadas pelo governo de forma sigilosa, o que elevou a dívida para mais de 135% em 2017.

O país é um dos piores do mundo pra se viver. Ele é considerado como um dos mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. Segundo dados da UNICEF 55% da população vivem abaixo da linha de pobreza. A expectativa de vida é de até 50 anos. A mortalidade de menores de cinco anos é a maior do mundo. Uma em cada duas crianças moçambicanas sofre de desnutrição crônica, responsável por 15% da mortalidade infantil. Cerca de 20% da população é portadora do vírus da AIDS. Moçambicanos tiveram que deixar suas terras na marra para que grandes mineradoras pudessem se instalar.

O que não falta em Moçambique são as ONGs e afins. Todas pedindo dinheiro há décadas para os miseráveis. Cada saber se a maioria delas está ajudando ou enchendo os bolsos, já que nunca há uma melhora na condição do povo.

O que está errado afinal?

Tamanhos de Moçambique

Região afetada pelo ciclone idai

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 04/18/2019 em Brasil

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: