RSS

Autoritarismo x você

22 Mar

Nada ē mais estranho do que ver uma pessoa que tem liberdade, criticar e defender uma ditadura, sabendo que um governo autoritário escuta somente a sua própria voz. Enganam a si próprios, pensando que essa seria uma reivindicação do povo.

Não há independência em um regime autoritário. Lenin afirmava que o principal dever da imprensa, durante o período de transição de império para o comunismo, era um “instrumento de educação”.

E é. A imprensa deve ser livre pra guiar o povo, mas não a um totalitarismo.

O jornalista deve reconhecer e mostrar fatos históricos e jamais omiti-los, já que em um País autocrático o camino ē submissão, não apenas no campo das ideias, mas também na manipulação do ser humano, levando-o a uma embriaguês da verdade.

Isso não é nada novo se você conhecesse a história da humanidade. É só perceber como funciona o jornalismo independente livre versus mídia controlada pelo Estado.

Na Rússia a mídia está fechada e controlada por Putin. Ele ilude seu povo, criando uma imagem de de si mesmo como um salvador do povo russo. Putin ordenou que todas as agências de notícias se calassem. É o punho de ferro contra um jornalismo livre.

A Bloomberg teve que suspender as notícias dentro da Rússia.

A ABC definiu a situação russa, como lei de censura.

A CBS citou preocupação com a segurança de suas equipes de reportagem.

A CNN disse que parará de transmitir na Rússia, cortando o sinal no País.

A BBC anunciou que suspenderia a cobertura da Rússia depois que o governo russo bloqueou o acesso à rede de sites e organização de notícias estrangeiras por divulgar sobre a invasão russa.

A Rússia bloqueou o acesso à Voice of America, Radio Free Europe/Radio Liberty e Deutsche Welle, juntamente com os principais sites ucranianos.

O Facebook, Twitter e Instagram também foram bloqueados.

As medidas foram devastadoras para jornais independentes russos, emissoras de TV e rádios no País fecharam e enviaram seus funcionários para o exterior.

Vladimir Putin ameaçou com 15 anos de prisão jornalistas que contradizem a propaganda estatal. Uma lei “aprovada” pelo parlamento russo e assinada por Putin, proíbe que jornalistas mencionem ou relatem notícias sobre a Guerra com a Ucrânia sem que passem pelo crivo do Estado.

O comitê para a Proteção dos Jornalistas, implorou às autoridades russas que permitissem que os meios de comunicação locais e internacionais operassem livremente. Gulnoza Said, coordenador do programa da Europa e Ásia Central, chamou as ações da Rússia de “censura total.

Uma resistência internacional de programadores de computador e voluntários vem tentando perfurar a propaganda do Kremlin e expor os russos comuns à verdade sem censura sobre a guerra. Eles construíram ferramentas que permite que qualquer pessoa surpreenda os cidadãos russos com mensagens de texto, detalhando o número de civis mortos na guerra. Eles publicam vídeos anti guerra e constroem sites de notícias para driblar a nova cortina de ferro russo.

Putin vai condicionado o povo russo, com a ajuda de jornalistas que não se importam com a verdade. Jornalistas mau caráter, que lá na frente, serão substituídos por jornalistas jovens e totalmente alinhados com as ideias dos oligarcas e do partido putista. Assim como aconteceu na época de Lênin, levando todos os outros aos gulags e ou a morte.

Não é democracia contra capitalismo.

Portanto a vigília de um jornalista deve ser constante e jamais a favor do autoritarismo. Caso contrário esses jornalistas serão os primeiros a chorar se algum dia um político implantar qualquer política autoritária.

É democracia contra autoritarismo.

Já que o capitalismo existe nas duas ideologias.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 03/22/2022 em Brasil

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: