RSS

Liberdade

15 Maio

“ o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários.
Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, deixarão de ser operários e se colocarão a observar o mundo proletário a partir do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana. ”
Mikhail Bakunin

Essa é uma das frases mais proféticas ditas no passado, quando iniciavam as discussões e questões de interesse da classe trabalhadora, como condições de trabalho, relações de trabalho, função e importância dos sindicatos…

Infelizmente ideias como as de Karl Marx também ganharam vida na época.
E é necessário lembrar: uma porção dos sindicatos russos encorajou os operários a acreditar nas palavras de Marx, mas tão logo Lenin conseguiu tomar o poder, os sindicatos foram abolidos na Rússia e a maioria dos dirigentes mortos.

Talvez tivessem acreditado na profecia de Bakunin, o autoritarismo estatal nunca teria vingado e guerras entre democracias e autocracias nunca teriam acontecido.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 05/15/2022 em Brasil

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: