“ o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários.
Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, deixarão de ser operários e se colocarão a observar o mundo proletário a partir do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana. ”
Mikhail Bakunin
Essa é uma das frases mais proféticas ditas no passado, quando iniciavam as discussões e questões de interesse da classe trabalhadora, como condições de trabalho, relações de trabalho, função e importância dos sindicatos…
Infelizmente ideias como as de Karl Marx também ganharam vida na época.
E é necessário lembrar: uma porção dos sindicatos russos encorajou os operários a acreditar nas palavras de Marx, mas tão logo Lenin conseguiu tomar o poder, os sindicatos foram abolidos na Rússia e a maioria dos dirigentes mortos.
Talvez tivessem acreditado na profecia de Bakunin, o autoritarismo estatal nunca teria vingado e guerras entre democracias e autocracias nunca teriam acontecido.
